Reflexão

Estou a espera de um milagre

O Cego Bartimeu Recupera a Visão
(Mt 20.29-34; Lc 18.35-43)
46 Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.
47 Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
48 Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
49 Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”.
50 Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus.
51 “O que você quer que eu lhe faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!”
52 “Vá”, disse Jesus, “a sua fé o curou”. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho. (Marcos c.10 v.46-52)

Quando nós falamos de esperar isso implica em muitas conceito em nossas vidas e algumas delas são: paciência, fé, confiança, crer, esperança.
E nós encontramos esses conceitos na vida do cego Bartimeu, ele estava sentado na beira do caminho pedindo esmola até ai nada de mais, mas, chegou uma hora em que ele ouviu que Jesus de Nazaré vinha passando ele começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
E algumas pessoas que ali estavam que até seguiam Jesus começo a repreendê-lo, mas ele tomou uma decisão de continuar gritando: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
Ou seja, ele não deu credito as pessoas que mandavam ele se calar, e olha que as vozes que mandavam ele se calar era mais forte do que a dele porque era muitos e ele era só um em meio a multidão, mas, isso não foi o suficiente para parar calar os seus lábios. Por quê? Porque ele estava a espera de um milagre e ele viu que a sua espera poderia terminar ali, ou seja, nada do que falavam para ele seria suficiente para tirar ele do foco que era Jesus, e isso parece paradoxo, foco e para quem enxerga, mas ele não enxergava mesmo não enxergando carnalmente falando ele enxergava espiritualmente.
Coisa que esta faltando hoje em dia. Nós precisamos acreditar mais nas promessas de Deus, antes dela se manifestar, ou seja, confiança naquele que prometeu porque ele é fiel e cumprir aquilo que prometeu.
E o que ele mais esperava aconteceu quanto mais mandava ele se calar mais ele gritava, e a sua voz chamou a atenção daquele que tem autoridade para fazer o milagre acontecer na vida dele.
Chamou tanta a atenção que Jesus parou e disse: “Chamem-no”. Olha que interessante; quando ele estava gritando e Jesus não tinha “ouvido” ele, muitos mandavam ele se calar, mas, quando Jesus manda chamá-lo a historia teve outro rumo olha como o chamaram: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”.
Bartiemu viu a autoridade de Jesus antes mesmo de enxergar, ou seja, quando Jesus manda tem que obedecer aqueles que o mandavam se calar foram o mesmo que disse: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”.
Bartimeu não perdeu tempo quando ele ouviu a voz dizendo venha ele: Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus.
Mas como se dirigir a Jesus se ele não enxergava? Muito simples Bartimeu aprendeu com a sua debilidade que ele não podia ser guiado por aquilo que ele via e sim por aquilo que ouvia. A voz de Jesus soava como direção para onde ele tinha que chegar.
E outra coisa que me chama a atenção é que ele lançou fora a sua capa, ou seja, a capa para ele era a única coisa que ele tinha, ele preferiu perder aquilo que ele tinha para ter de Jesus o que era mais importante na vida dele, a capa era para o cego daquela época tudo quanto ele possuía. Era o seu agasalho para as noites frias que passava à beira do caminho ou nas calçadas das cidades. Era a sua identidade e ao mesmo tempo um instrumento de sobrevivência. Sem a capa ele poderia morrer de frio no inverno.
E quando Bartimeu chega perto de Jesus mais uma vez ele ouve uma voz que lhe pergunta: “O que você quer que eu lhe faça?”, perguntou-lhe Jesus.
Vamos abrir um parêntese aqui. Ele não era cego porque a pergunta: “O que você quer que eu lhe faça?” estava estampado na cara que lhe faltava a visão, e nada mais, do que a visão era o que ele queria, mas Jesus pergunta: “O que você quer que eu lhe faça?”
Jesus nessa hora queria ouvir na boca de Bartimeu o que ele queria. E Bartimeu lhe responde: “Mestre, eu quero ver!”
E Jesus libera o milagre de Bartimeu dizendo: “Vá”, “a sua fé o curou”. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.
Onde eu quero chegar, se você esta na espera de um milagre continue esperando mas não espere calado, e se no meio dessa espera você ouve vozes que lhe mandam calar, continue gritando que no momento certo na hora certa ele vai te chamar.
O silencio de Deus não quer dizer que ele não te escutou, ele já te ouviu, se ele ainda não lhe atendeu é que não chegou a hora.
Esperar um milagre é ter paciência, esperança, fé e crer que ele vai entregar o seu milagre que a tanto tempo esperar.
Você precisa acreditar mais em Deus, nas suas promessas, não espere ver para crer, e sim creia antes de ver.