domingo, 25 de novembro de 2012

Jovens sábios.



                             AMIGOS ERRADOS, PREJUÍZO NA CERTA

Toda pessoa vive em busca da realização, da felicidade.  E eu tenho certeza de que você também deseja ser um jovem feliz e sonha ver seus projetos de vida realizados. Existe um SALMO na Bíblia que nos fala sobre “Como Ser Feliz”, Salmo 1. Eu quero destacar apenas o versículo primeiro que nos fala a respeito de três atitudes que temos que fazer para sermos felizes.

Texto:  Salmos 1 

(N.V.I.)
1 COMO É FELIZ aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! (Salmo 1 v.1)

(Versão Viva)-
1 COMO É FELIZ o homem que não vai atrás da opinião das pessoas desligadas de Deus, que não fica à toa na companhia dos pecadores, nem participa de rodinhas onde fazem pouco caso de Deus”. (Salmo 1 v.1)

(J.F. de A.)
1  BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmo 1 v.1)

-PRIMEIRA ATITUDE: Rejeitar os Conselhos dos maus (1a)

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios,”

Todo jovem gosta de ter muitos amigos e principalmente ser bem aceito pela turma. Ninguém gosta de ser diferente dos amigos. A gente precisa estar “conectado” com a “galera” até pra gente não se sentir rejeitado.

A Bíblia não esta dizendo que você não pode ter amigos e sim abrindo a sua visão para ver quem são seus amigos, quais as influências que eles trazem pra você.

O que a Bíblia esta dizendo é que o Jovem Cristão não pode simplesmente aceitar todas as opiniões dos amigos sem verificar antes se estão de acordo com a vontade de Deus e, especialmente se os amigos ainda não conhecem ao Deus que servimos.

Uma coisa me chama muita atenção é que quando os jovens estão na roda de amigos, eles funciona sobre pressão vamos ver o exemplo:

Seria mais ou menos assim:

a) Uma garota começa a se aproximar de você, dando a entender que deseja conhecer você...  O que é que os amigos vão dizer?  
Deixa de ser besta “cara”, vai lá “fica” com a gata, dá uma trato no pedaço cara....

b) Se eventualmente você se apaixona por uma rapaz e compartilha isso com as amigas...  O que elas vão dizer?
“Vou de dar uma tática pra você conquistar ele:  Desce o decote até em baixo, deixa mostrar parte dos seios, mostra a barriguinha, levanta um pouco a saia... você vai deixar ele “doidão”...

c) Alguém vem lhe oferecendo um papelote de cocaína e você vai consultar os amigos...  O que é que eles vão dizer? 
“Pô cara, maior barato. Você vai fazer a viagem mais emocionante da vida....  Os tempos são outros....  tá todo mundo fazendo....”

Estes são os “Conselhos”, as opiniões das pessoas desligadas de Deus que você jamais poderá acatar.  O Jovem cristão haverá de rejeitar os conselhos do mundo, e quem tem discernimento destas coisas, estará cuidando de si mesmo ao fazer isto!

Não sei se você já ouviu falar sobre a historio do Jovem Rei chamado ROBOÃO?  Ele era filho do Rei Salomão.  E quando seu pai morreu ele foi escolhido para suceder o trono. 

E a Bíblia diz que primeiramente ele foi buscar conselhos com os mais velhos e estes deram o seguinte conselho:

Eles responderam: “Se hoje fores um servo deste povo e servi-lo, dando-lhe uma resposta favorável, eles sempre serão teus servos”. (I Reis c.12 v.7) 

Mas Roboão rejeitou o conselho dos mais velhos e mandou chamar os Jovens com os quais ele havia crescido e foi ouvir os conselhos deles.  

E os moços deram o seguinte conselho:
Os jovens que haviam crescido com ele responderam: A este povo que te disse: ‘Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado; torna-o mais leve’, dize: Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai.
(I Reis c.12 v.10) 

E Bíblia diz que Roboão “desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo, como os jovens o haviam aconselhado...” - O resultado deste conselho foi desastre: O reino foi dividido em duas partes e Roboão quase foi morto...

MORAL DA HISTÓRIA: Precisamos de discernimento ao buscar conselhos e sempre compara-los com a Palavra de Deus.
Jovens vão para o joelho e peça conselho a Deus, e siga somente a voz de Deus.

SEGUNDA ATITUDE: Não seguir o exemplo dos pecadores (1b)

“não imita a conduta dos pecadores,”

OU seja, você não precisa fazer o que todo mundo esta fazendo.  Falar do jeito que todo mundo fala, ser clone das outras pessoas. DEUS fez você na sua particularidade e você tem a sua individualidade.  

Como é difícil ser uma pessoa sem personalidade.

O que é uma pessoa sem personalidade?
“Eu faço porque todo mundo esta fazendo...”

Não sei se você conhece a história de MOISÉS? 
A Bíblia diz que ele foi criado no palácio de Faraó como seu neto.
Você pode imaginar Moisés morando no palácio?

Vamos trazer para o dia de hoje (luxo, privilégios, educação, grana, carro, moto, internet, celular, etc.) tudo estava em suas mãos, aos olhos humanos a melhor vida que um jovem podia ter.

E quem sabe um dia ele foi compartilhar isso com os amigos, a sua vontade de abandonar tudo e se ajuntar ao seu legitimo povo.

E como deve ter sido a resposta de seus amigos? 
“Você é maluco cara?  Viver como escravo e deixar tudo isso aqui?   ... Esqueça que você nasceu no meio daquela gente,  aproveite a vida que você tem...”
Mas a Bíblia diz que MOISÉS ficou firme, não cedeu às pressões e percebeu que os prazeres do pecado satisfazem por pouco tempo e não trazem a verdadeira felicidade.  

A droga, as bebida, o cigarro, o sexo, o dinheiro, a vida boa não te satisfaz por inteiro e sim momentaneamente, os prazeres da carne eles nos iludem e se não acordar cada vez mais você se afunda mais.
Ex: os amigos errados, trazem o cigarro, a bebida e depois que isso já virou vicio você vai procurar algo mais forte como a maconha e a cocaína e depois a heroína e o crack, e se isso não bastasse para manter o seu vicio você precisa de dinheiro, como sustentar seu vicio se você não trabalha, roubando se prostituindo vendendo seu corpo e com conseqüência disso vem as doenças sexualmente transmissíveis e depois para finalizar a morte.
Resultado triste para um jovem que tinha tudo pra ser feliz e viver uma vida com Deus


Vamos ver o resultado de um jovem que ainda que vivia no meio de pessoas que não falava a mesma língua, ele porém não se deixou contaminar com os costume e crenças daquele povo.
23 Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não
era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.
24 Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
25 preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.
26 Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.
27 Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.
28 Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas.
29 Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo,
morreram afogados. (Hebreus c.11 v.23-29).

A Bíblia define bem a inteligência quando “Quem obedece à lei é filho sábio, mas o companheiro dos desregrados envergonha o pai”. (Provérbios c.28 v.7)

Nós devemos imitar as coisas pertencentes a Deus.
Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. (1 Coríntios c.11 v.1)

O apostolo Paulo ele diz bem claro para sermos imitadores dele como ele foi de Cristo. A quem você tem imitado?

O apostolo Paulo quando enviou a carta aos Romanos ele escreveu:
1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos c.12 v.1,2)

Viva de acordo com a vontade de Deus e não com a vontade do mundo.

TERCEIRA ATITUDE: Não andar com os que zombam de Deus  (1:1c)

“nem se assenta na roda dos zombadores”!

Você se lembra que algum tempo atrás 05 Jovens botaram fogo num índio que estava dormindo no ponto de ônibus em Brasília?    
Tenho certeza que nenhum deles SÓZINHO teria feito aquilo, mas a influencia do grupo é forte e as pessoas no meio da “turma” esquecem seu autocontrole e o bom senso.

Provavelmente, no caso do trote dos estudantes de Medicina da USP, quando um calouro morreu afogado na piscina, aconteceu algo semelhante, todos eles separadamente seriam incapazes de matar alguém, mas no meio da “turma” ninguém se responsabiliza.

As vezes é isso que acontece nos jogos de futebol quando grupos de torcedores entram em brigas. As pessoas perdem o respeito para com os seres humanos e coisas terríveis acontecem.

Você se lembra quando JESUS estava entrando em Jerusalém antes da Páscoa? 
Todo mundo estava alegre e gritando em uma só voz:

Vamos ver:
6 Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado.
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou.
8 Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.
9 A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi!” “Bendito é o que vem em nome do Senhor!” “Hosana nas alturas!”
10 Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: “Quem é este?”
11 A multidão respondia: “Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia”. (Mateus c.21 v.6-11)

Um ditado popular que eu não concordo, “a voz do povo é a voz de Deus” eu discordo porque poucos dias depois aquela mesma multidão estava gritando.

Vamos ver:
20 Mas os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e
mandasse executar Jesus.
21 Então perguntou o governador: “Qual dos dois vocês querem que eu lhes solte?” Responderam eles: “Barrabás!”
22 Perguntou Pilatos: “Que farei então com Jesus, chamado Cristo?” Todos responderam: “Crucifica-o!”
23 “Por quê? Que crime ele cometeu?”, perguntou Pilatos. Mas eles gritavam ainda mais: “Crucifica-o!” (Mateus c.27 v.20-23)

Como era possível uma mudança tão drástica em tão pouco tempo?
Imagine você em meio uma manifestação seja ela qual for, e nessa manifestação alguém grita, vocês merecem ser apedrejado, pode ter certeza que a pedrada vai acontecer e quando acontecer a primeira vai acontecer a segunda a terceira e muito mais, observe que eu disse só grita, porque normalmente o que grita não é o primeiro a tacar a pedra. Por isso que eu digo: “Amigos errados, prejuízo na certa”.

Conclusão:

11 Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja
imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.
12 Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?
13 Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês.” (1 Coríntios c.5 v.11-13)

Você quer ter seus projetos de vida abençoados por Deus? 
(X) Sim
(   ) Não

Escolha bem seus amigos.  Peça para DEUS governar sua vida e a vida de seus amigos.

Um conselho pra vocês jovens principalmente para você que vive com seus pais: Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá”. (Êxodo c.20 v.12)

                                                                             Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário